domingo, 21 de outubro de 2012

workshop "IMAGINÁRIOS ECOLÓGICOS PARA AS ESCOLAS PORTUGUESAS"

- Este Workshop decorreu na nossa escola nos dias 17 e 19 para as turmas A e B do 9º ano. Foi uma iniciativa promovida pela Biblioteca Municipal de Torres Novas na sua dinâmica com as Bibliotecas escolares e as escolas.
      Denis Hickel foi o mediador desta inicitativa junto dos alunos, que se encontra atualmente a desenvolver a sua tese de doutoramento. Este vem junto dos alunos com algumas questões, despertando-os para a atualidade, consciencializamdo-os para a necessidade de maior sustentabilidade ecológica, e desafiando-os a apresentarem cenários para uma escola no ano de 2025, em que muito provavelmente os nossos recursos naturais, principalmente os fosseis quase que desapareceram, o que fazer?
      Com trabalho de grupo houve lugar para o debate (Brain Storming), e no final a apresentação das ideias , algumas delas bem interessantes.

"O propósito deste Workshop é estabelecer imaginários ecológicos para as escolas! Um imaginário ecológico tem por base o desenvolvimento de uma literacia ecológica, que é a capacidade de entender as dinâmicas dos sistemas naturais dos quais fazemos parte e a viver de acordo com estes e, a partir destes, prosperar e co-criar cenários de futuro viáveis e desejáveis."

"Descrição - Imaginar o  futuro do Planeta Terra não é uma tarefa fácil. No entanto, situar os acontecimentos globais no contexto escolar poderá ajudar a própria comunidade  a situar-se como participante ativa do nosso futuro coletivo.(...)










No Final os alunos apresentaram as propostas


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários