terça-feira, 30 de outubro de 2012

ANDAKATU vai à escola

Museu de Arqueologia de Mação - Projecto Andakatu


Educação pelas Artes e Património

         O Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado no Vale do Tejo é um Museu alicerçado numa concepção integradora que não separa as artes, o património e as ciências, sejam «humanas» ou «exactas», é simultaneamente um Museu que procura ser um espaço de interrogação e de acção.
        Estas concepções orientam todo o discurso museográfico que procura, a vários níveis ser educador, interactivo, estimulante e menos elitista. Desta forma o programa do museu tem como prioridade, através dos serviços educativos, uma forte aposta na didáctica que se concretiza em visitas animadas por exercícios, ateliers de arqueologia experimental e dramatizações que procuram a Pré-História, bem como em actividades realizadas junto dos sítios arqueológicos que os associam ao desporto (caminhadas e escalada), às ciências (observação da fauna, flora e geologia) ou às artes (concertos musicais, concursos de artes plásticas).Indissociável dos programas didácticos que procuram a incutir a sensibilidade da conservação em cada visitante está o combate à desertificação, realidade de cada dia num concelho como o de Mação.
Com cerca de 6 000 mil visitantes por ano e procurando sempre novas soluções o Museu de Arte Pré-Histórica de Mação, assume-se, não só como um projecto de cultura e educação, mas também de inclusão das Artes e do Património.

Texto retirado do site

       E foi na nossa biblioteca que fomos surpreendidos por um cenário carateristico da era da pré-história onde não faltaram as peles, as pedras e tantos outros objectos. As informações e ensinamentos foram-nos dados por um dos arqueólogos deste maravilhoso projeto. Durante a sessão os nossos alunos poderam ver como se produzem pequenos artefactos, como se faz fogo, ou como se cria tinta a partir de pigmentos naturais, e tantas outras informações.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários