BIBLIOTECA ESCOLAR - AGRUPAMENTO GENERAL HUMBERTO DELGADO Bem Vindo...Este é o espaço aberto da nossa Biblioteca. Aqui vamos dando a conhecer as nossas actividades junto com alunos, professores e colaboradores, bem como, a apresentação de sugestões de consultas, promoção de futuras actividades e novidades. Boas leituras e desde já agradecemos a sua visita... Pintura de Vieira da Silva -"A Biblioteca"
segunda-feira, 24 de dezembro de 2012
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
Exposição de Presépios
Está patente na nossa Biblioteca uma exposição de Presépios de Natal
gentilmente cedidos para o efeito pelas Professoras Glória Ferreira e
Isabel Raposo.
"Ler é preciso"
Integrado nas atividades da dinâmica SABE decorreu em outubro nos Centros Escolares da Meia Via e Riachos uma atividade denominada "Ler é preciso", dirigido aos alunos do Pré-Escolar.
O Interprete de Língua Gestual Portuguesa.
No dia 15 de novembro o grupo de Interpretes da EREBAS (Escola de Referência para a Educação Bilingue de alunos surdos) comemorou de forma especial este dia na Biblioteca da nossa escola. Algumas turmas poderam participar numa pequena palestra onde poderam colocar questões e interagir com os participantes. Estiveram presentes a maioria dos interpretes de LGP, que prestam tão preciosa colaboração junto dos nossos alunos surdos. Na palestra foram explicados alguns aspetos como por exemplo, como surgiu a Língua Gestual, e alguns pormenores técnicos. Para o efeito foi também convidada uma pessoa portadora de deficiência auditiva e visual, o mesmo pode comunicar alguns aspetos da sua vida e a forma como tem enfrentado os desafios que a mesma lhe vai proporcionando.
Feira do Livro
Mais um vez decorreu a feira do livro apesar da crise económica o "bichinho" do gosto pela leitura ainda tocou alguns dos nossos alunos. Ao longo da semana todas as turmas poderam visitar a feira, e participar no tradicional concurso de Provérbios Populares Portugueses e o Roteiro dos Livros.
No dia 30 contámos com a presença da escritora Carmen Zita que nos veio contar as histórias dos seus livros - destaque para o livro "Os Bichos de sete Cabeças". Esta atividade foi destinada aos alunos do 5ºano que participaram com grande entusiasmo.
À noite decorreu a atividade - A Arte de contar histórias para graúdos e miúdos. Ler mais para dormir melhor, dirigida a encarregados de educação ou país de alunos do 1º ciclo acompanhados dos seus filhos ou educandos .
sexta-feira, 16 de novembro de 2012
Feira do Livro de 26 a 30 de novembro
Durante o período de 23 a 30 de novembro decorrerá a Feira do Livro na Biblioteca da nossa escola. No dia 30 a biblioteca estará aberta também à noite onde pelas 21 horas, receberá todos os interessados em participar na atividade, - A Arte de contar histórias para graúdos e miúdos. Ler mais para dormir melhor, dirigida a encarregados de educação ou país de alunos do 1º ciclo acompanhados dos seus filhos ou educandos .
"FESTIVAL DO ALMONDA"
Os nossos alunos foram convidados a participar nestas atividades as quais envolviam uma grande dinâmica. Os afortunados foram os alunos da turma B do 9º ano, e com S. Pedro do nosso lado, a manhã decorreu bem sem chuva no Jardim das Rosas em Torres Novas. Os mais destemidos experimentaram o rafting no Rio Almonda, uma pequena gincana de bicicleta, um pedypaper com livro de perguntas de cultura geral e um jogo de matraquilho humano, muito renhido diga-se de passagem. Tanta ginástica abriu o apetite, sendo que, assim que chegamos à biblioteca nos esperava um delicioso lanche. Para finalizar ainda na Biblioteca assistimos uma pequena palestra sobre a Biodiversidade do concelho.
quinta-feira, 15 de novembro de 2012
DIA NACIONAL DO MAR
Dia 16 de novembro comemora-se o dia do MAR para o efeito um grupo de alunos da turma A do 5º ano da nossa escola empenhou-se na realização de uma palestra sobre o assunto, a realizar na Biblioteca. Contaremos com duas sessões uma às 14.40 e outra às 15.25.
Teremos também a exposição de trabalhos dos alunos da turma D do 5º ano e uma mostra de documentários sobre as consequências do lixo doméstico no mar.
Teremos também a exposição de trabalhos dos alunos da turma D do 5º ano e uma mostra de documentários sobre as consequências do lixo doméstico no mar.
Dia Nacional do Mar é uma data comemorativa da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), que entrou em vigor a 16 de Novembro de 1994, tendo sido ratificada por Portugal a 14 de Outubro de 1997. Um ano mais tarde, em 1998, o dia 16 de Novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar.
terça-feira, 13 de novembro de 2012
Comemorações do dia de S. Martinho
Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França. Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo.
Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam. De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.
Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.
Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão! Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.
É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho.
Comemorou-se dia 11 o dia de S. Martinho, dia dos tradicionais magustos.
Provérbios - S. Martinho
· Em dia de S. Martinho atesta e abatoca o teu vinho.
· Martinho bebe o vinho, deixa a água para o moinho.
· No dia de S. Martinho, fura o teu pipinho.
· No dia de S. Martinho, come-se castanhas e bebe-se vinho.
· No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
· No dia de S. Martinho, mata o teu porco e bebe o teu vinho.
· No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o teu vinho.
· Pelo S. Martinho abatoca o pipinho.
· Pelo S. Martinho castanhas assadas, pão e vinho.
·· Se queres pasmar o teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho.
· Veräo de S. Martinho säo três dias e mais um bocadinho.
· Vindima em Outubro que o S. Martinho to dirá.
Link interessante onde este assunto se encontra mais desenvolvido - http://smartinho.blogspot.pt/
· Em dia de S. Martinho atesta e abatoca o teu vinho.
· Martinho bebe o vinho, deixa a água para o moinho.
· No dia de S. Martinho, fura o teu pipinho.
· No dia de S. Martinho, come-se castanhas e bebe-se vinho.
· No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
· No dia de S. Martinho, mata o teu porco e bebe o teu vinho.
· No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o teu vinho.
· Pelo S. Martinho abatoca o pipinho.
· Pelo S. Martinho castanhas assadas, pão e vinho.
·· Se queres pasmar o teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho.
· Veräo de S. Martinho säo três dias e mais um bocadinho.
· Vindima em Outubro que o S. Martinho to dirá.
Link interessante onde este assunto se encontra mais desenvolvido - http://smartinho.blogspot.pt/
terça-feira, 30 de outubro de 2012
ANDAKATU vai à escola
Museu de Arqueologia de Mação - Projecto Andakatu
Educação pelas Artes e Património
Texto retirado do site
Educação pelas Artes e Património
O Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado no Vale do Tejo é um Museu alicerçado numa concepção integradora que não separa as artes, o património e as ciências, sejam «humanas» ou «exactas», é simultaneamente um Museu que procura ser um espaço de interrogação e de acção.
Estas concepções orientam todo o discurso museográfico que procura, a vários níveis ser educador, interactivo, estimulante e menos elitista. Desta forma o programa do museu tem como prioridade, através dos serviços educativos, uma forte aposta na didáctica que se concretiza em visitas animadas por exercícios, ateliers de arqueologia experimental e dramatizações que procuram a Pré-História, bem como em actividades realizadas junto dos sítios arqueológicos que os associam ao desporto (caminhadas e escalada), às ciências (observação da fauna, flora e geologia) ou às artes (concertos musicais, concursos de artes plásticas).Indissociável dos programas didácticos que procuram a incutir a sensibilidade da conservação em cada visitante está o combate à desertificação, realidade de cada dia num concelho como o de Mação.
Com cerca de 6 000 mil visitantes por ano e procurando sempre novas soluções o Museu de Arte Pré-Histórica de Mação, assume-se, não só como um projecto de cultura e educação, mas também de inclusão das Artes e do Património.
Texto retirado do site
E foi na nossa biblioteca que fomos surpreendidos por um cenário carateristico da era da pré-história onde não faltaram as peles, as pedras e tantos outros objectos. As informações e ensinamentos foram-nos dados por um dos arqueólogos deste maravilhoso projeto. Durante a sessão os nossos alunos poderam ver como se produzem pequenos artefactos, como se faz fogo, ou como se cria tinta a partir de pigmentos naturais, e tantas outras informações.
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
De 22 a 26 de outubro semana das Bibliotecas Escolares
Das atividades desta semana comemorativa destacamos a vinda de duas convidadas que visitaram a nossa biblioteca em representação do Arquivo da Biblioteca Municipal de Torres Novas. O objetivo da apresentação consistiu em dar a conhecer aos nossos alunos um pouco sobre a história, a criação, e a heraldica de cada uma das freguesias do Concelho de Torres Novas, onde foi incluida a vila de Riachos. No final da apresentação os alunos poderam construir um pequeno puzzle, onde deveriam colocar as várias freguesias no mapa.
A apresentação foi dedicada aos alunos do 2º ciclo, os quais participaram e manifestaram grande interesse.
A apresentação foi dedicada aos alunos do 2º ciclo, os quais participaram e manifestaram grande interesse.
Subscrever:
Mensagens (Atom)