quarta-feira, 4 de maio de 2011

Comemorações do 25 de Abril

A Escola Básica 2/3 António Chora Barroso Comemorou o 25 de Abril

O Departamento de Ciências Sociais e Humanasassinalou os 37 anos do 25 de Abril com a organização de uma exposição que esteve patente na Biblioteca da Escola entre os dias 26 e 29 de Abril. Para além de trabalhos realizados pelos alunosforam apresentados diversos materiais cedidos pelo Centro de Documentação 25 de Abril, sedeado em Coimbra, e alguma da bibliografia relacionada com o tema da Revolução dos Cravos da colecção da Biblioteca escolar.
Salientaram-se na exposição documentos fotocopiados como o "Plano Geral de Operações", regido pelo punho de Otelo Saraiva de Carvalho ou o "Relatório da Operação Fim-Regime"elaborado por Salgueiro Maia. Também constaram as capas de vários períodicos que noticiaram a revolução de Abril de 1974: "Diário de Lisboa", "A Capital", Diário Popular", "O Século e "Diário de Notícias" e foram apresentados cartazes alusivos a este acontecimento histórico.
O momento mais significativo desta actividade decorreu na manhã de 26 de Abril, em que os alunos das turmas dos 6º e 9º anos participaram num encontro com o professor e escritor Xico Braga e com o senhor Joaquim Duarte Simões.
Os alunos escutaram atentamente diversos relatos das acções de resistência do Estado Novo em que os convidados estiveram envolvidos. Foi referida a actividade relacionada com a Liga de Unidade e Acção Revolucionária - LUAR- que tinha como objectivo essencial o destaque do regime e a realização de iniciativas cuja natureza e carácter exemplar pudessem mobilizar a população contra o Novo Estado.

Numa sessão que foi muito animada e interactiva, os alunos foumularam pertinentes questões sobre a experiência vivida pelo escritor Xico Braga e pelo senhor Joaquim Duarte Simões nas prisões políticas do fascismo, a actuação dos instrumentos repressivos do regime ou a importância da música na crítica ao salazarismo, para apenas referir alguns dos temas focados. Em agradável diálogo foi possível transmitir aos alunos algumas linhas fundamentais da atmosfera política, social, cultural e económica que se vivia em Portugalnas décadas de 60 e 70 do século XX. Os convidados enfatizaram junto dos alunos a importância de valores como a democracia e a liberdade de expressão, que foram conquistados com a revolução de Abril e que devem ser preservados pelas novas gerações.

Esta actividade foi abrilhantada com a participação musical de três alunas da turma B do nono ano (Ana Margarida silva, Inês Pinheiro e Leonor Durão) que interpretaram as canções "Edepois do adeus" e "Grândola vila morena", num arranjo instrumental do Director Pedagógico do Choral Phydellius (Professor Vitor Ferreira, que nos honrou com a sua presença) para flauta transversal e saxofone. As músicas escolhidas foram as senhas radiofónicas que marcaram o inicio do movimento militar liderado pelos capitães de Abril.

Resta agradecer, em nome do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, a colaboração de todos os que participaram na actividade comemorativa dos 37 anos do 25 de Abril e aos alunos pelo exemplar comportamento e interesse revelados.

António Ribeiro



(Professor de História do 3º Ciclo)









Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários