sexta-feira, 12 de julho de 2013

Boas Leituras

Agora que chegou o verão a Equipa da Biblioteca deseja a todos boas companhias à beira mar, e porque não... um bom livro. Fica aberto o desafio... boas férias a todos.

Exposição de Pintura de Susana Lopes









quarta-feira, 29 de maio de 2013

 
 

Prémio Camões


Mia Coto ganha Prémio Camões que tem o valor de 100 mil euros, foi anunciado ao princípio da noite desta segunda-feira no Rio de Janeiro.

Exemplo de alguma das suas obras - O Gato e o escuro


Hoje há cinema na BE

Hoje pelas 14 horas poderá ver na biblioteca escola o filme Ratatouille.

Ratatui (2007) Poster
Rémy  vive em uma colônia de ratos no sótão de uma casa na zona rural da França, juntamente com seu irmão Émile  e seu pai Django. Ao contrário de seus semelhantes, Rémy é um gourmet cujo habilidoso olfato é útil para distinguir comidas de veneno de rato. Mas Rémy tem sonhos mais ambiciosos, entrando secretamente na cozinha para ler os livros de cozinha de seu herói, o chef Parisiense Auguste Gusteau, que aparece para Rémy em visões ao longo do filme, mantendo seu ditado de que "qualquer um pode cozinhar". Rémy descobre que Gusteau morreu após receber uma dura crítica de um crítico culinário Anton Ego.
Os esgotos de Paris, onde Remy conversa com GusteauOs ratos deixam o local após a moradora, uma velha senhora, descobrir a colônia. Rémy, separado dos outros, acaba chegando em Paris através dos esgotos, seguindo a visão de Gusteau até o restaurante fundado pelo chef, agora mantido pelo chef Skinner . Enquanto Rémy observa de uma clarabóia, Alfredo Linguini ,um jovem com nenhum talento culinário, chega e é contratado no restaurante pelo desejo de sua recém-falecida mãe, para serviços de faxina. O garoto é na realidade o filho de Gusteau, algo desconhecido de todos exceto pela mãe. Linguini acaba derramando uma panela de sopa e tenta ocultar seu acidente ao adicionar ingredientes aleatórios na panela. Horrorizado por isto, Rémy acaba caindo na cozinha e ainda que precise desesperadamente escapar dali, ele não consegue evitar de tentar consertar a sopa arruinada. Rémy é flagrado por Linguini, que por sua vez é flagrado por Skinner no momento que ele capturava o rato, mas não antes de algumas porções da sopa terem sido servidas. Para a surpresa de todos, a sopa é um sucesso. A única cozinheira mulher do estabelecimento, Colette, convence Skinner a não despedir Linguini contanto que ele consiga recriar a sopa. E assim inicia-se uma aliança, difícil no começo, na qual Rémy tenta secretamente instruir Linguini. Os dois aperfeiçoam um truque de marionete no qual Rémy consegue controlar os movimentos de Linguini ao puxar o seu cabelo.
Skinner acaba descobrindo que Linguini é o filho de Gusteau, coisa que ele mantém em segredo para evitar que Linguini herde o restaurante, o que iria atrapalhar suas ambições de explorar a imagem de Gusteau  para lançar uma marca de comida congelada. Suspeitando de Linguini, Skinner o embriaga com bons vinhos em uma fracassada tentativa de descobrir o segredo de seu inesperado talento. Na manhã seguinte, de ressaca, Linguini quase confessa o seu segredo para Colette. Desesperadamente tentando parar Linguini, Rémy puxa seu cabelo, fazendo com que ele caia em Colette, o que leva os dois a se beijarem. Eles começam a namorar, fazendo com que Rémy sinta-se meio abandonado.
Em uma noite, Rémy e sua colônia são reunidos. Rémy discute com Émile e seu pai sobre a sua nova secreta carreira de chef. Enquanto procurava comida para a família, Rémy descobre o testamento de Gusteau. O documento revela que Linguini é na verdade o filho de Gusteau, e portanto o seu legítimo herdeiro. Após escapar de uma perseguição por Skinner, ele consegue entregar o testamento a Linguini. Linguini, agora dono do restaurante, despede Skinner e se torna a nova sensação no mundo culinário, atraindo o renovado interesse de Anton Ego, que havia acabado com a reputação do restaurante. Linguini e Rémy tem um desentendimento, e Linguini decide que não mais precisa de Rémy, esnobada a qual leva Rémy a um saque da cozinha para a sua colônia de ratos.
As coisas se complicam uma noite quando há uma planejada visita de Ego ao restaurante que pede que o chefe lhe dê o melhor que tem. Remi volta ao restaurante nessa noite para ver como estava o restaurante sem ele (uma desordem completa), mas é apanhado por Skinner que tinha descoberto o seu segredo e do Linguini, preso numa jaula ele é posto no porta bagagem do carro dele, ai ele confessa ao Gusteau das suas visões que está farto de fingir ser um rato para o seu pai e de fingir ser um humano para o Linguinni, mas o Gusteau diz-lhe que ele nunca fingiu e desaparece pela ultima vez, de repente os ratos soltam-no, mas Rémi inspirado pelas palavras de Gusteau decide voltar ao restaurante onde é visto por todos mas Linguinin protegeu, e visto que ele era incapaz de cozinhar sem a ajuda do rato e como eles ainda não tinham servido um único prato, admite a situação para a equipe, o que faz com que todos deixem o local. Colette retorna após pensar a respeito do ditado de Gusteau. Django, inspirado pela coragem do filho, retorna com a colônia de ratos para cozinhar sob a liderança de Rémy, enquanto Linguini descobre seu verdadeiro talento, que é servir as mesas usando patins. Colette ajuda Rémy a preparar um ratatouille, uma tradicional mas mundana refeição francesa, baseada em legumes. O ratatouille fica tão bom que Ego acaba por recordar memórias de sua infância após a primeira bocada. Ego pede para conhecer o chef, mas Colette diz a ele que eles devem esperar até depois de os outros clientes terem saído. Ao fim do serviço, Rémy e os demais ratos são revelados. Um homem modificado, Ego escreve uma elogiosa crítica, declarando que o chef no restaurante de Gusteau é o melhor chef de toda a França.
No epílogo, o restaurante é definitivamente fechado por um inspetor da vigilância sanitária, que encontra os ratos após ter sido avisado por Skinner. Ego perde sua credibilidade e posição após o público descobrir que ele elogiou um restaurante infestado de ratos. Contudo, isto ocorre para o melhor. Com Ego como investidor e cliente regular, Linguini, Colette, e Rémy abrem um bistrô de sucesso, chamado "La Ratatouille," que inclui uma cozinha e salão de refeições tanto para ratos como para humanos.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Palestra sobre o Dia da Espiga

No dia 16 de maio contámos com a presença da responsável pelo Museu Agricola de Riachos Dr.Mafalda Luz, onde nos veio contar algumas histórias e tradições sobre o dia da Espiga (Quinta-Feira da Ascenção), o signifcado do "Raminho".





Comemorações do dia do Espanhol de do Inglês

Exposição dos trabalhos dos alunos da comemoração do dia do Inglês (13 de maio) e do Espanhol (14 de maio)

Leituras à desgarrada

Dia 3 de maio foi assim:





Palestra sobre higiene oral

No dia 18 de abril estiveram na nossa biblioteca duas higienistas onde vieram falar a alguns dos nossos alunos sobre os cuidados a ter com a nossa higiene oral. Esta atividade foi dedicada aos alunos do 5º ano.




Formação do Utilizador

No âmbito das atividades de formação a realizar pela nossa biblioteca junto dos nossos alunos a professora bibliotecária fez durante o mês de abril formação do utilizador a turmas do 5º ano.

Peça de Teatro - "Falar Verdade a Mentir"

Realizou-se no dia 11 de abril no auditório da Biblioteca Municipal uma peça de teatro "Falar Verdade a Mentir" de Almeida Garrette, destinada oas alunos do 8º ano.


Fábrica de Letras II

No âmbito das atividades apresentadas pelo Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) no dia 4 de abril, estiveram duas técnicas do gabibnete editorial da Biblioteca Municipal de Torres Novas na nossa biblioteca onde mostraram aos nossos alunos do 6ºA e 6ºC, uma apresentação/explicação de todo o processo de elaboração de um livro.





Laços de Leitura

No âmbito da concretização de um trabalho de ação de formação de sensibilização para a leitura, um grupo de docentes lançou o desafio a alguns pais para virem participar numa atividade diferente na nossa biblioteca, e foi assim como mostram as imagens:

terça-feira, 23 de abril de 2013

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

No sentido de comemorar o dia do livro a biblioteca realizou algumas atividades:




terça-feira, 9 de abril de 2013

Semana da Leitura - de 8 a 12 de abril



Atividades a realizar ao longo da semana:


  • Ao longo da Semana (de acordo com o horário das diversas turmas) - "Ler Consigo" e "Leituras Partilhadas";

  • "Bom dia, Poesia!" - todos os dias da semana ao 1º tempo da manhã;

  • "Silêncio!... Vamos ler...!" - 11 de abril ( 5ªf ) ao 3º tempo da manhã durante 30 minutos;

  • "Sarau de Poesia" - 12 de abril ( 6ªf ) pelas 21.00 horas.


Departamento de Línguas